menu

IMPRENSA

07/05/2021

Frescatto Company reforça compromisso com o Meio Ambiente e intensifica suas ações sustentáveis

Cauda de Lagosta

Com mais de 75 anos de mercado, a Frescatto Company, uma das principais indústrias de pescados do Brasil, está cada vez mais engajada em buscar soluções que gerem impacto positivo para o Meio Ambiente e tragam mais eficiência para o negócio. Com o compromisso de oferecer pescados de qualidade para todos os gostos, bolsos e mesas, a empresa tem intensificado suas ações sustentáveis, alcançando resultados positivos nos últimos anos. A partir deste mês de dezembro, a filial de São Paulo da empresa passa a operar exclusivamente com energia de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs), com previsão de evitar o lançamento de 76,70 toneladas de CO2 equivalente ao ano. Essas emissões evitadas voluntariamente são equivalentes a 537 árvores, em um projeto de reflorestamento com duração de 30 anos. Esta é a segunda unidade da Frescatto Company que passa a consumir exclusivamente energia de fontes renováveis, e, alinhada aos compromissos de redução do aquecimento global, a emitir menos Gases de Efeito Estufa – GEE em sua operação.

Desde 2014, a empresa evitou a emissão de 2.712 toneladas de CO2 equivalente, através de ações do uso de energia elétrica renovável e aproveitamento dos resíduos, número que equivale a 18.984 árvores plantadas. Além disso, nos últimos 4 anos 100% da energia consumida pelo processo industrial é proveniente de recursos renováveis. A mudança na fábrica do Rio de Janeiro já resultou numa economia de R$ 2.500.000,00.

Com a implementação do seu programa de sustentabilidade, a Frescatto Company já atende a 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Uso de energia 100% renovável

O aquecimento global é, atualmente, a maior preocupação ambiental debatida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entendendo que esse fenômeno é especialmente danoso aos oceanos, peixes e frutos do mar, a Frescatto Company estabeleceu metas ousadas de diminuição das suas emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, contribuindo para a preservação do meio aquático, de onde vem significativa parcela da alimentação mundial.

Em outubro de 2016, motivada por seus valores de preservação ambiental, a empresa passou a adquirir energia elétrica no Mercado Livre de Energia. A aquisição desse modelo de matriz energética já evitou a emissão de 883,98 toneladas de CO2 (eq) na atmosfera, o que equivale ao plantio de cerca de 6.188 árvores em um projeto de reflorestamento de 30 anos. Essa decisão faz parte de um projeto a longo prazo, que visa evitar ou neutralizar 100% da emissão de Gases de Efeito Estufa – GEE, gerados pelo consumo de energia de toda a empresa.

Além de uma economia de 2,5 milhões de reais em energia elétrica desde 2016, a empresa conquistou os “Selo de Uso de Energia Renovável – 2017 2018 2019 2020” emitido pela Comerrc-Sinerconsult, através do consumo voluntário de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como por exemplo: Eólica, Solar, Proveniente de Biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O intuito da Frescatto Company era reduzir as emissões de gases Geradores do Efeito Estufa (GEE) mas, com a migração, teve também um retorno financeiro de impacto.

Reuso da água

A Frescatto Company tem especial respeito no trato com os recursos hídricos ao captar, utilizar, reutilizar e devolver ao meio ambiente esse importante recurso. Além de implantar diversas ações que visavam diminuir o consumo de água, usando com consciência esse recurso, em 2016, a Frescatto implantou um sistema de reuso de água que já reaproveitou 7,7 milhões de litros de água, volume suficiente para encher mais de 3 piscinas olímpicas. Engajada nos grandes desafios relacionados à sustentabilidade, a empresa considera a inovação uma ferramenta ímpar nesse processo.

Solução para resíduos de pescados

Atualmente, 100% dos resíduos de pescado produzidos no parque industrial se transformam em subprodutos do mercado pet. Desde 2016 a Frescatto Company firmou parceria com uma empresa especializada em transformar esses resíduos em óleo e farinha de peixe, subprodutos utilizados no mercado de alimentação para animais. Por ano, aproximadamente 735 mil de quilos de resíduos deixam de ir para aterros sanitários. Além de contribuir para a geração de emprego e renda, transformando resíduos em matéria prima para uma nova cadeia produtiva, essa ação colabora diretamente com a redução do aquecimento global, ao evitar o lançamento de cerca de 1.810 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Selo eureciclo

Recentemente, a Frescatto Company, em parceria com a eureciclo, iniciou a logística reversa de suas embalagens. A cada tonelada de produtos vendidos, um valor é pago para a eureciclo, que repassa a organizações de coleta, triagem e destinação final ambientalmente adequada de materiais recicláveis. Dessa forma, é realizada a compensação de 22% de todo o material que é colocado no mercado, tais como plástico, isopor e papelão.

Sobre a Frescatto Company

A Frescatto Company é uma das maiores empresas do setor de pescados do Brasil. A excelência de seus produtos, o compromisso com a qualidade e o alto padrão em seus processos e operações fortalecem a posição que a empresa ocupa no mercado, permitindo sua atuação em âmbito nacional, no food service e autosserviço. Seguindo o conceito de qualidade, saúde e praticidade, a Frescatto Company oferece uma gama de mais de 150 produtos saborosos e de fácil preparo, através das suas duas marcas Frescatto e Buona Pesca. Os produtos da Frescatto Company estão presentes em mais de 10 mil pontos de venda em todo o país, incluindo seu canal de vendas direto ao consumidor, a Porto Frescatto.